Colágeno: UM MITO

05/12/2017

Colágeno é a proteína mais abundante no corpo, representando um terço de sua composição protéica.

Ela possui papel fundamental, como dar sustentação à pele e as articulações, sendo o principal componente da pele, tecido conjuntivo, cartilagem, ligamentos, tendões e ossos.

Com o avançar da idade há uma diminuição natural da produção de colágeno pelo corpo, facilitando a degeneração desses tecidos e deixando a pele mais flácida e com rugas.

O desgaste desse colágeno é acelerado pelo excesso de radicais livres, má alimentação (restrição calórica ou dieta pobre em nutrientes), exposição ao sol em excesso, poluição, tabagismo, álcool, estresse e mudanças hormonais.

Com isso, muita gente toma colágeno ou come gelatina (que é um colágeno derivado de animais) achando que irá aumentar a produção de colágeno do corpo.

Mas na realidade isso não ocorre, tomar colágeno não resultará em mais colágeno na pele. Para produção adequada dessa proteína é necessário dar a matéria prima adequada, que vem através da alimentação.

Entenda porque:

- O colágeno é composto por 3 cadeias enroladas em conjunto de uma tripla hélice apertada e a sequencia repetida de aminoácidos formam essa estrutura resistente, que são: glicina, prolina, arginina e hidroxiprolina. Para formação dessa estrutura é necessário a vitamina C como cofator.

- A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, logo, para conseguirmos ela é necessário a ingestão através da dieta.

- Quando ingerimos esse suplemento de colágeno ele é digerido e quebrado em aminoácidos e estes são absorvidos pelas células do nosso intestino delgado e utilizado para produzir uma proteína qualquer, conforme for a necessidade do corpo. Por isso que comer colágeno não necessariamente irá se traduzir em formar mais colágeno.

Mas calma, o colágeno não é um suplemento sem finalidade nenhuma, ele pode ser utilizado na dieta com intuito de aumentar sua ingestão de proteína da refeição, podendo ser usado em shakes, vitaminas e lanches intermediários. Lembrando que ele irá ajudar na formação de outra proteína que seu corpo esteja necessitando no momento. Por isso não precisa jogar seu suplemento fora, só tenha consciência que ele não irá ter aquele efeito de pele de bebe que você tanto deseja.

O que fazer para aumentar minha produção de colágeno?

Para manter uma produção adequada de colágeno pelo seu corpo é necessário uma boa alimentação, para fornecer toda matéria prima que seu corpo necessita para formação desta proteína.

Anote aí o que não pode faltar na sua dieta:

Prolina: encontrado em carnes magras, peixes, legumes e lácteos sem gordura.

Lisina: presente na clara do ovo e gérmen de trigo.

Cisteína: cereais integrais, leite e derivados, oleaginosas, brócolis e frango.

Vitamina C: laranja, limão, mexerica, morango, acerola, abacaxi, kiwi, pimentão, tomate, rúcula, espinafre, etc.

Cobre: vísceras, fígado, ostras, verduras verde escura, nozes, cereais integrais e cacau.

Silício: aveia, chá de cavalinha e levedo de cerveja.

Por Daiana Maeda.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora